Concreto Autoadensável
1.1 Justificativa
Este trabalho visa mostrar a importância do concreto auto-adensável (CAA), sendo ele considerado um dos maiores avanços na tecnologia do concreto. Apesar de ser ainda pouco utilizado, o CAA está ganhando cada vez mais espaço nos canteiros de obras, devido suas grandes vantagens se comparado ao concreto convencional.
O concreto auto-adensável tem como principal característica sua alta trabalhabilidade e alta fluidez, capaz de se moldar em fôrmas preenchendo todos os espaços vazios, apenas pelo próprio peso, sendo dispensável a utilização de equipamentos de vibração e compactação externa.
Uma de suas vantagens é a utilização de finos em sua composição, possibilitando o uso de resíduos industriais, contribuindo assim com o meio ambiente e com a diminuição do impacto ambiental.
O uso incipiente tem como causa principal, a falta de conhecimento sobre o assunto por parte de alguns profissionais. A grande variedade de estudos de dosagens experimentais faz com que o CAA não seja utilizado (Tutikian & Dal Molin, 2008).
1.2 Objetivo Geral
O objetivo é pesquisar sobre o concreto auto adensável e suas características.
1.3 Objetivo Específico
I. Definir o que é o CAA;
II. Demonstrar sua composição e aplicação;
III. Avaliar suas vantagens e desvantagens.
2- CONCRETO AUTO ADENSÁVEL
2.1 Histórico
A partir do ano de 1983, problemas com a durabilidade de estruturas de concreto foi um assunto discutido no Japão e desencadeou problemas para a sociedade japonesa. Uma ótima adensibilidade é necessária para obter-se estruturas duráveis, contudo, a gradual redução da quantidade de mão-de-obra na indústria da construção japonesa levou a queda da qualidade das peças estruturais (OKAMURA, 1997).
Em 1986, o CAA é desenvolvido na Universidade de Tóquio e tem seu primeiro protótipo feito por Ozawa em 1988 para sanar o problema do adensamento 17 (GOMES e BARROS, 2009). Em meados da década de 90, o CAA surge na Europa e desencadeia uma