Concreto AutoAdensavel
Introdução
Concreto autoadensável tem a capacidade de se mover por conta própria e preencher, sem necessitar de nenhuma intervenção, os espaços destinados a ele na fôrma. Alem de não necessitar ser adensado com vibrador, não segrega e não aprisiona ar em excesso. Como resultado sua aplicação é mais fácil, rápida, requer menos mão-de-obra e representa o fim dos ninhos de concretagem e dos ruídos dos vibradores nas obras. E possui os mesmos materiais empregados no concreto convencional: brita, areia, cimento, adição e aditivos.
Originado no Japão , no final da década de 80, o concreto autoadensável (CAA) , foi inicialmente desenvolvido para suprir a deficiência da mão-de-obra qualificada na operação da concretagem. Os engenheiros japoneses haviam identificado como as principais causas de comprometimento da durabilidade das estruturas a má concretagem .
O emprego do CAA como material de construção , está fortemente ligado ao setor dos pré-moldados e pré-fabricados .(CAP 48 pg. 1169)
Requisitos e Características Principais
O CAA tem que apresentar elevada fluidez e estabilidade da mistura, que são mensuráveis por meio de três propriedades básicas(RILEM, 2006): habilidade de preenchimento dos espaços - diz respeito à capacidade de preencher completamente as fôrmas e os espaços entre as armaduras e entre as armaduras e entre as armaduras e a fôrma; habilidade de passa por restrições - deve escoar por espaços restritos das fôrmas e armaduras sem ocorrência de bloqueio causado por restrições do movimento agregados; capacidade de resistir à segregação - deve manter homogeneidade durante as etapas de mistura, transporte e lançamento, e não devem ocorrer segregação por afundamento dos agregados ou ascensão da água de mistura(exsudação)no concreto colocado nas fôrmas.
Outros requisitos comuns ao concreto convenciona também são aplicáveis ao CAA: tempo em aberto - corresponde ao tempo em que o CAA mantém suas propriedades de escoar