Central de Reuso
Material apresenta trabalhabilidade adequada para o preenchimento completo das fôrmas, sem a ocorrência de segregação, e favorável ao bom acabamento superficial do elemento Pesquisadores do Centro de Tecnologia de Obras e Infraestrutura do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) desenvolveram um traço de referência para o concreto autoadensável utilizado em paredes moldadas no local. O projeto, elaborado por Alessandra Lorenzetti de Castro e Rafael Francisco Cardoso Santos, ambos do Laboratório de Materiais de Construção Civil do instituto, objetiva atender integralmente aos requisitos na NBR 15823-2010, que especifica sobre o concreto autoadensável em estado fresco, e contempla propriedades essenciais ao material como fluidez e resistência à segregação.
Segundo os pesquisadores, a necessidade de aprimoramento do traço surgiu a partir da elaboração de um projeto de Iniciação Científica, financiado pela Fundação de Apoio ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (FIPT). "Como o projeto desenvolvido utilizou amostras de concreto coletadas durante a execução de obras utilizando paredes de concreto moldadas no local, verificou-se uma discordância entre a aplicação prevista e as características dos materiais que estavam sendo utilizados no mercado da construção, reafirmando o perfil problemático do cenário da execução do sistema construtivo de paredes de concreto, principalmente envolvendo o concreto autoadensável", explicam os pesquisadores.
Vale lembrar que o concreto aplicado na produção de paredes moldadas no local deve apresentar uma boa trabalhabilidade, adequada para o preenchimento completo das fôrmas, sem a ocorrência de segregação e favorável ao bom acabamento superficial do elemento.
Em relação aos outros três tipos de concreto recomendados para o preenchimento das fôrmas das paredes moldadas no local (concreto celular, concreto com elevado teor de ar