Concreto autoadensavel (CAA)
O termo concreto auto adensável (CAA) é empregado a uma categoria cimentícia que exclusivamente, através de seu peso próprio pode preencher os espaços vazios das fôrmas, sem necessidade de qualquer tecnologia de adensamento, compactação ou vibração externa.
Para um concreto ser considerado auto adensável, ele deve apresentar duas propriedades fundamentais; fluidez e estabilidade, essas características conferem ao concreto a propriedade de transpor vários obstáculos, preencher todos os espaços das fôrmas e evitar a segregação e a exsudação.
A fluidez é a capacidade do concreto auto adensável escoar preenchendo todos os espaços, já a estabilidade, é a capacidade que o concreto auto adensável possui para se manter coeso e homogêneo após ter fluído ao longo das fôrmas.
A auto adensabilidade do concreto fresco oferece uma excelente capacidade de preenchimento dos espaços vazios e o envolvimento das barras de aço, isso ocorre exclusivamente, através da ação da força gravitacional, mantendo uma adequada homogeneidade.
O que define o concreto como auto adensável são sua características no estado fresco, é importante que elas sejam observadas tanto na produção como no recebimento, a verificação de habilidades como a capacidade de preenchimento e passagem por restrições, assim como resistência a segregação são indispensáveis.
2. DOSAGEM E MATERIAIS UTILIZADOS EM CAA
Os materiais utilizados para a elaboração do CAA são, na prática, os mesmos utilizados nos concretos convencionais, porém com maior adição de finos, quer sejam adições minerais ou fílers e de aditivos plastificantes e modificadores de viscosidade.
Assim o objetivo de qualquer método de dosagem é determinar a combinação adequada e econômica dos componentes do concreto, com vistas a obter um concreto que possa estar próximo daquele que consiga um equilíbrio entre as várias propriedades desejadas ao menor custo possível.
Os aditivos super plastificantes permitem que se alcance alta