Propriedades do CAA
É no estado fresco que podemos perceber as diferenças do concreto convencional para o concreto autoadensável. Para o concreto ser considerado auto adensável este deve apresentar elevada fluidez e estabilidade da mistura, que lhe conferem três características essenciais: fluidez ou habilidade de preenchimento dos espaços; coesão ou habilidade de passar por restrições; capacidade de resistir à segregação. Como requisitos mínimos para obtenção de um CAA a ABNT estabelece que o concreto deve apresentar: fluidez ou habilidade de preenchimento, viscosidade plástica aparente em fluxo livre ou confinado, habilidade passante em fluxo livre ou confinado. Outras propriedades do CAA devem ser conferidas, isso para estruturas de grande complexidade estrutural, alta densidade de armadura e outros fatores, por exemplo, a determinação da resistência à segregação pelo método da coluna de segregação.
2.5.1 FLUIDEZ
Define-se a fluidez ou habilidade de preenchimento como, a capacidade do concreto auto adensável de fluir dentro da forma e preencher todos os espaços deixados. É no método de cone de Abrams, que suas propriedades são avaliadas, com espalhamento do concreto em fluxo livre.
2.5.2 Coesão
A habilidade passante é a propriedade que permite o concreto escoar pela fôrma, passar pelas armaduras e obstáculos sem obstrução do fluxo ou segregação. Os métodos do anel J com fluxo livre do concreto ou método da caixa L com fluxo confinado do concreto avaliam esta propriedade. Esta propriedade é controlada pela viscosidade moderada da argamassa e a dimensão máxima do agregado (REPETTE, 2005).
2.4.3 Resistência à segregação
Resistência à segregação é a habilidade do concreto em permanecer com as mistura homogênea durante as fases de transporte,