Questionário de Introdução ao Estudo do Direito
Os avançados estudos sobre o direito diversificam-se em vários planos de pesquisa, oferecendo a compreensão profunda do fenômeno jurídico.
As disciplinas se classificam em fundamentais que são elas: Ciência do Direito, Filosofia do Direito e Sociologia do direito. E as auxiliares que são: História do Direito e o Direito Comparado entre outras.
Em nenhum momento do estudo do Direito se poderá fazer abstração destes dois agentes, pois as normas jurídicas são estabelecidas de acordo com a natureza humana, em função de seus interesses.
Ferrer já enfatizava a importância do estudo da natureza humana para o conhecimento do direito.
Ciência do Direito ou Dogmática jurídica aborda o Direito vigente em determinada sociedade e as questões referentes à sua interpretação e aplicação; define e sistematiza o conjunto de normas que o Estado impõe à sociedade. Cuja majestade não decorre apenas das leis, mas do seu significado, da importância de sua função social, dos valores espirituais que consagra e imprime as relações interindividuais.
Filosofia do Direito – A Filosofia do Direito questiona o critério de justiça adotado nas normas jurídicas. Respondendo á pergunta Quid jus? (o que é o Direito?); enquanto a Ciência do Direito responde a pergunta Quid juris? (o que é de Direito?). A Filosofia do direito reflete sobre os fundamentos do Direito. Envolvendo basicamente em uma pesquisa lógica, onde se investiga o entendimento dos direitos em seus aspectos mais variados e complexos, e outra de natureza axiológica que aperfeiçoa a crítica às instituições jurídicas, sob a ótica dos valores justiça e segurança.
Além do conhecimento científico e filosófico há também o conhecimento vulgar; que é a noção que o leigo possui, proveniente de leitura assistemática ou de simples informações.
Sociologia do Direito – É a disciplina que examina o fenômeno jurídico do ponto de vista social a fim de observar a