entrante potenciais
As empresas já estabelecidas em uma indústria podem sofrer ameaça de pretendentes à entrada dependendo do nível de barreiras existentes. Não foram observadas no setor de academias de ginástica altas barreiras de entrada, o que torna a ameaça de entrada de novas academias uma força a ser considerada. Porém, alguns empecilhos, apesar de não se constituírem em barreiras para os novos entrantes, podem ser identificados, ou mesmo elevadas pelos concorrentes existentes, tais como: diferenciação do produto (serviço), necessidade de capital para investimento, exigência de localização favorável e disponibilidade de mão-de-obra especializada.
Poder de Negociação dos Compradores
Os clientes das academias de ginástica são, sem sombra de dúvidas, muito importantes para o negócio. Mas estes não exercem poder de barganha sobre a academia, pois dificilmente poderão negociar o valor das mensalidades alegando que outra academia está cobrando um preço menor. Os compradores tendem a ser menos sensíveis aos preços se estiverem pagando por um serviço diferenciado.
Nas academias de ginástica ainda existe certa predominância do público jovem, na faixa etária entre 20 e 30 anos. Mas esta característica vem mudando nos últimos anos, com a presença maior de pessoas acima dos 30 anos, estimulados principalmente pela preocupação com a saúde. Este público mais maduro, inclusive, desenvolvem um sentimento de lealdade mais consistente com a academia, permanecendo por um período de tempo maior ligado à uma única academia. A retenção de clientes em uma academia de ginástica é uma dificuldade encontrada em todas as empresas entrevistadas. Por isso mesmo, muitas academias estão focando neste público de faixa etária acima dos 30 anos. Os jovens são muito motivados pela estética, em obter os padrões de beleza impostos pelos grupos sociais que pertencem ou pela grande mídia. Mas outro fator que motiva os jovens é o entretenimento, o desejo de conhecer novas