Barreiras estruturais à entrada
INTRODUÇÃO
A base desse trabalho é a análise à respeito do Capítulo 6 – Barreiras estruturais à entrada – do livro Economia Industrial – Fundamentos Teóricos e Práticas no Brasil. Os principais pontos a serem analisados serão:
- o conceito de Concorrência (Real e Potencial); - o conceito de Barreira à Entrada (Definições de Joe S. Bain, J. Stigler, R. Gilbert e C. Von Weizsacker); - o conceito de Preço Limite (quatro Condições de Entrada); - o conceito de Barreiras Estruturais à Entrada na Prática (Existência de vantagens absolutas de custos, de preferências dos consumidores, de estruturas de custos com significativas economias de escala e de elevados requerimentos de capital inicial). - o conceito de Barreiras à Saída (Modelos de Contestabilidade)
CONCORRÊNCIA – REAL E POTENCIAL
A análise microeconômica do conceito de concorrência parte basicamente do conceito marshalliano de concorrência em cada mercado, ou seja, da concorrência que depende do número e do tamanho relativo das indústrias que compõe diferentes indústrias, também conhecida como Concorrência Real. Contudo, esse conceito não foi completamente aceito, e criou-se o conceito de Concorrência Potencial, o qual trata da competição entre empresas já estabelecidas em dada indústria e empresas que pretendem adentrar nessa indústria na busca por lucros.
Essa análise da concorrência potencial, característica do pensamento clássico, nos mostra que indústrias que