desenvolvimento socio-economico
Por que a indústria é concentrada ? A partir do trabalho pioneiro de Joe Bain, nas décadas de 1940 e 1950, ganhou destaque: Principal fator na determinação dos preços e dos lucros em uma indústria está relacionado à facilidade ou dificuldade que empresas estabelecidas encontram para impedir a entrada de novas empresas, isto é, a existência ou não de barreiras à entrada na indústria.
Enfoque estrutural das barreiras à entrada Barreiras à entrada estáticas ou exógenas. São barreiras que decorrem exclusivamente da relação preço-custo médio de longo prazo predominante na indústria.
Construção teórica sobre barreiras à entrada estáticas surge dos conceitos de concorrência real versus concorrência potencial.
Concorrência real e potencial Concorrência Real: Conceito Marshalliano Concorrência limitada a cada mercado, em função do número e do tamanho relativo das diversas empresas que formam uma indústria.
Concorrência Potencial: Refere-se à competição por lucros entre as empresas já estabelecidas em uma determinada indústria e as novas empresas interessadas em iniciar operação nessa mesma indústria (empresas entrantes ou potenciais).
Concorrência real e potencial Concorrência potencial decorre do pensamento econômico clássico: para esta corrente, se uma indústria apresenta lucros elevados, espera-se que novas empresas busquem se instalar nesta indústria, buscando compartilhar estes lucros extraordinários (ou lucros econômicos positivos). O oposto acontece com indústrias que apresentam prejuízos: algumas