ADM Potenciais Entrantes
Por conta de estarem disponíveis na rede, aplicativos para dispositivos móveis possuem uma característica de replicação absurda, isto é, qualquer pessoa com conhecimento suficiente, que tem acesso ao seu programa, pode criar outro programa similar.
Com isso, é perceptível que todos os usuários também são considerados concorrentes em potencial.
Canais de Distribuição
Por se tratar de um aplicativo para smartphones, o produto é disponibilizado direto na rede. Dentre os 3 maiores sistemas operacionais para smartphones, cada um possui seu próprio meio de venda (Android -> Google Play; iPhone -> APP Store; Windows Phone -> Windows Phone Store). Essas páginas são responsáveis por intermediar o pagamento e distribuição do aplicativo.
Perfil do Consumidor 1- Quem constitui o mercado?
Todos os usuários de smartphone.
2- O que o mercado compra?
Aplicativos para dispositivos móveis, que vão desde apenas entretenimento (jogos, vídeos, música) até ferramentas de trabalho (gps, finanças, gerenciador de tempo).
3- Por que o mercado compra?
Para se orientar, via celular, a partir de qualquer lugar.
4- Quem participa na compra?
O desenvolvedor disponibiliza seu produto num “Market place” próprio do sistema operacional para o qual o aplicativo foi desenvolvido. O “Market place” servirá de intermediário para compra pelo usuário final.
5- Como o mercado compra?
O produto é disponibilizado junto a outros que possuem a finalidade igual ou similar. E o usuário compra a partir dos diferenciais do produto.
6- Quando o mercado compra?
Não existe momentos específicos.
7- Onde o mercado compra?
O produto é disponibilizado num “Market place” próprio do sistema operacional do smartphone, para o qual o aplicativo foi desenvolvido.