5 forças de Porter
Disciplina:“ANÁLISE AMBIENTAL E ESTRATÉGIAS GENÉRICAS”
Prof. Marcio Roberto Moran
EXERCÍCIOEXTRA-CLASSE
Obs1- A quantidade de espaços em branco é meramente ilustrativa, por isso o grupo deve indicar em cada tipo de agente – potenciais entrantes, fornecedores, clientes, substitutos e firmas competidoras – os nomes e quantidades que julgue necessário para uma boa resposta.
Obs2-Não se esqueçam de começar pela sinalização dos competidores (FORÇA CENTRAL DO MODELO). Feito isso, localizem os integrantes das demais forças.
Obs3- Lembre-se de que o grupoDEVE utilizar-se de dados e informações de outras fontes (não só do caso distribuído em sala de aula).
Considerando-se que a indústria analisada é a Indústria Automobilística do Brasil, a representação gráfica, segundo o Modelo das Cinco Forças,é a seguinte:
Uma vez que o Modelo das Cinco Forças contribui para a identificação do grau de atratividade de uma indústria, bem como de oportunidades e ameaças, fundamentais para a formulação de estratégias empresariais, faz-se necessário avaliar as forças incidentes sobre o setor em questão (para isso, baseie-se em conceitos e exemplos apresentados exaustivamente em sala de aula e nos materiais de apoio fornecidos).
a) AMEAÇA DE POTENCIAIS ENTRANTES
Um bom caminho para que se entenda o tamanho da ameaça de potenciais entrantes é a análise das barreiras de entrada e das regulamentações governamentais.
Economias de escala
Contribui para que a ameaça de potenciais entrantes seja elevada? SIM ( X) NÃO ( )
Justifique: Empresas entrantes possuem o desafio de enfrentarem empresas já estabelecidas que podem já gozar das vantagens de altos volumes de produção, permitindo economias de escala em quase todas as funções de uma empresa. Para a teoria microeconômica, se a produção mais do que dobra quando os insumos são duplicados, há um retorno crescente de escala.