5 Forças de Porter
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
EDUARDO LUIZ DA SILVA
Título do Trabalho
SÃO PAULO
2013
SUMÁRIO
1. 5 Forças de Porter: Concorrentes, Entrantes, Substitutos, Compradores e Fornecedores Error: Reference source not found
Rivalidade entre os concorrentes 4
Ameaça de novos concorrentes 4
Ameaça de um Produto Substituto 5
Poder dos fornecedores 5
Poder dos compradores 5
Conclusão 5
REFERÊNCIAS 7
1. 5 Forças de Porter: Concorrentes, Entrantes, Substitutos, Compradores e Fornecedores
Michael Porter,
Autor de diversos livros de estratégia de competitividade é criador de um modelo de análise mercadológica conhecido como as “Cinco Forças de Porter” que identificam as forças que atuam no mercado. São elas:
Rivalidade entre os concorrentes
Ameaça de novos concorrentes (entrantes)
Ameaça de produtos e serviços substitutos
Poder dos fornecedores
Poder dos compradores (clientes)
Este modelo de análise explica os fatores que influenciam o mercado e que afetam o comportamento de compra dos clientes. Tem como principais objetivos entender o ambiente competitivo e identificar ações e estratégias futuras para se obter vantagem competitiva no mercado.
A figura a seguir representa o modelo das cinco forças de Porter:
Rivalidade entre os concorrentes
A rivalidade entre os competidores evidencia-se na disputa por posições táticas que envolvem preço, propaganda, introdução de novos produtos, aumento de serviços ao consumidor ou melhora nos programas de distribuição, com o objetivo de aumentar o market share da empresa, em um determinado mercado.
Ameaça de novos concorrentes
A entrada de novos concorrentes em um mercado gera novas condições, o desejo de ganhar market share e, freqüentemente, recursos adicionais. Preços podem ser reduzidos, custos serem inflacionados, diminuindo a lucratividade do mercado como um todo.
A ameaça de um novo concorrente depende da presença de