trabalho de iniciação
Todos sabem que devemos preservar o meio ambiente, pois desde a préhistória nossos ancestrais vêm extraindo os recursos essenciais para sua sobrevivência de maneira quase que indiscriminadamente. Nos primórdios os recursos utilizados eram mais a caça, a extração de plantas (desmatamento), esses recursos extraídos fizeram com que até hoje algumas espécies de plantas e animais desaparecessem totalmente ou quase. O mau uso dos recursos naturais além de causar um dano enorme ao meio ambiente, também agride diretamente a população, pois enfraquece todas as defesas naturais que protegem de alguma maneira a população da terra. A alguns anos atrás o maior vilão era o CFC contido nos gases de refrigeradores, aerossóis e outros produtos. Com o passar dos tempos esse problema foi se extinguindo, porém outros vieram agredir de outras formas o meio ambiente.
Nunca se falou tanto dos problemas da camada de ozônio, água potável, degelo dos pólos, desastres naturais causados por deslizamentos de encostas desmatadas, tudo isso tem um “dedo” do homem por trás. A população da terra abusou tanto dos recursos disponíveis que agora a própria natureza está cobrando o preço por esses anos de abuso indiscriminado.
Desta forma enquanto o homem não se conscientizar de que para garantir a sobrevivência humana na terra será necessário mudar drasticamente seus hábitos e atitudes em relação ao meio ambiente, iremos estar sempre correndo contra o tempo no que diz respeito à escassez dos recursos naturais.
Uma melhor utilização dos recursos e o desenvolvimento de maneiras sustentáveis de utilização destes é o primeiro passo para uma revolução mundial para salvar o planeta, onde as palavras chaves serão: Preservação e Sustentabilidade.