android
O Lean é um sistema integrado de princípios, técnicas operacionais e ferramentas que levam à incessante busca pela perfeição na criação de valor para o cliente.
O objetivo do Lean é tornar a empresa mais competitiva, através da redução de custos, melhoria da qualidade e aumento da satisfação do cliente.
Isto é feito respeitando-se alguns princípios e aplicando uma série de ferramentas – tais como: VSM, 5S, TPM, Kanban, Setup Rápido, Poka-Yoke, células de manufatura, entre outras, cuja finalidade é eliminar desperdícios.
Sabe-se que estes princípios e ferramentas se aplicam a praticamente todas as empresas de manufatura ou serviços, independente de seu tamanho ou mercado em que atuem. Por esta razão, hoje nos referimos ao Lean Manufacturing como Lean Thinking (Mentalidade Enxuta) ou simplesmente Lean.
É importante ressaltar que o sucesso da implantação do Lean, depende não somente da aplicação das ferramentas em melhorias de processos, mas também da capacitação das pessoas em solução de problemas, para que assim se estabeleça uma cultura permanente de melhoria contínua.
As empresas que vêm colhendo bons resultados com a implementação do Lean, são aquelas que aplicam suas ferramentas e estendem o conceito de eliminação de desperdícios para toda a organização, do processo de compra ao faturamento do produto ou serviço.
O princípio do justin-in-time é a eliminação de estoques para alcançar excelência na qualidade e melhoria contínua do processo de produção.
O CMMI (Capability Maturity Model - Integration ou Modelo de Maturidade em Capacitação - Integração) é um modelo de referência que contém práticas (Genéricas ou Específicas) necessárias à maturidade em disciplinas específicas (Systems Engineering (SE - Engenharia de Sistemas), Software Engineering (SW - Engenharia de Software), Integrated Product and Process Development (IPPD - Desenvolvimento Integrado de Processo e Produto), Supplier Sourcing (SS)). Desenvolvido pelo SEI