ENTENDENDO A PSICOPEDAGOGIA: CONCEITOS ESSENCIAIS E INSERÇÃO DO PSICOPEDAGOGO NA ESCOLA
Marcia Aparecida Cipriano Denzer
Resumo: Este artigo aborda as principais funções do profissional de psicopedagogia e a influência da inserção do psicopedagogo no espaço escolar. Para tanto, o texto divide-se em quatro sessões. Na primeira delas são levantados os elementos motivacionais que levaram ao presente estudo. Na segunda sessão discute-se a relevância e o papel fundamental da família no processo educacional, enquanto a terceira sessão é dedicada à importância da parceria entre o educador e o psicopedagogo. Por fim, na quarta e última sessão, adentra-se na especificidade do atendimento psicopedagógico na educação infantil.
Palavras-chave: Psicopedagogia, psicomotricidade, estimulação, educador, família.
1. INTRODUÇÃO
O presente artigo surgiu da preocupação existente com nossa prática como educadora em instituições públicas de educação infantil e ensino fundamental e de nossa crença de que cada um constrói seus próprios conhecimentos por meio de estímulos. Pautados nesta premissa, tem justamente o objetivo de fazer uma abordagem sobre a atuação e a importância do Psicopedagogo dentro da instituição escolar, mais especificamente nos centros de educação infantil.
O Psicopedagogo, profissional da psicopedagogia, ramo da psicologia, atua em um vasto campo hoje compreendido como ciência, se ocupa da aprendizagem humana e do estudo de suas particularidades, tais como: como se aprende (epistemologia), como se diagnosticam problemas de aprendizagem, como reconhecê-los, preveni-los e tratá-los.
A ideia central por nós defendida diz respeito à inserção do psicopedagogo nas instituições escolares para que o mesmo desenvolva um trabalho com foco principalmente na prevenção dos problemas de aprendizagem. Mas, para isso é de fundamental importância que o psicopedagogo possa dar assistência e trabalhar os professores e demais funcionários da instituição a fim de que haja