Entendendo Ethos, Logos e Pathos
Ethos, ou o apelo ético do argumento, representa a credibilidade. A pessoa que expõe os argumentos deve ser confiável e respeitada como especialista que tenha conhecimento sobre o assunto discutido. Esta pessoa deve deixar claro ao público sua integridade e posição de autoridade no assunto.
Explicando o ethos
"Ethos" é o termo grego para "personagem", ele se comunica através do tom e do estilo da mensagem enquanto o autor ou orador referenciam vários pontos de vista e opiniões. O personagem pode também ser influenciado pela reputação do argumentador, que independe da mensagem passada.
Logos
Logos faz referência a qualquer apelo ao intelecto, e é o significado geral para "lógica argumentativa". Argumentos acadêmicos baseiam-se em logos. Conexões lógicas do raciocínio são necessárias para dar suporte a todas as posições.
Explicando o logos
"Logos" é a palavra grega para "lógica". Ela convence através do raciocínio, incluindo pensamento dedutivo e indutivo. Unir razão a uma opinião é a chave do argumento.
Pathos
Pathos está associado a emoção, assim como apela para a simpátia e imaginação do público. Uma forma comum de transmitir um apelo emocional é através de narrativa, uma história que exibe lições abstratas ou através de uma experiência concreta. Valores, crenças e compreensão do argumentador são implícitas e passam para o público através da história.
Explicando o pathos
"Pathos" é o termo grego para "sofrimento" ou "experiência", ele se refere ao impacto emocional e imaginativo de uma mensagem para a audiência. Quem argumenta é capaz, através da mensagem, de mudar a decisão ou ação de um público.
Ferramentas de persuasão
Persuasão é a arte nde convencer alguém em concordar com seu ponto de vista. De acordo com Aristóteles, existem 3 ferramentas básicas: ETHOS, PATHOS E LOGOS.
Ethos: é a maneira de convencer o público de que ela é o recurso que dá para acreditar. O público vai considerar um locutor que dá para acreditar se ele parecer