ética
Bárbara Costa Trindade
Bárbara Sodré
Ingrid Soares
Juliana Dahmer
Lauren Pfort
Mariane Michelon
Taniomara da Luz
ÉTICA DA VIDA – SABER CUIDAR
Canoas, 28 de setembro de 2013.
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a importância de cuidarmos da vida, nos mais variados aspectos que enseja tal comportamento, de maneira que possamos viver plenamente, onde nossas atitudes condizem com a moral e a ética.
Certos de que estamos inseridos em uma sociedade, que por um lado acompanha com igual velocidade o avanço da modernidade, por outro, acaba isolando os seres humanos a ela pertencentes do convívio com o próximo. Assim sendo, o contato direto com a realidade concreta está cada vez mais escasso, uma vez que temos a mediação da tecnologia, que por sinal cresce cada vez mais e nos possibilita que façamos por meio dela, tudo aquilo que antes era imprescindível a presença do sujeito, como encontrarmos com os amigos, pagar nossas contas, trabalhar, dentre outros. O que de fato acontece é que vivemos em um mundo em que na mesma proporção que avançamos tecnologicamente e buscamos descontroladamente cercarmos de bens materiais, acabamos por perder o verdadeiro sentido da vida.
No entanto, essa falta de realismo reflete na vida humana, por meio daquilo que é considerado essencial: o cuidado e o saber cuidar. Dessa forma, podemos verificar a referida importância através de mitos antigos e diversos pensadores, os quais relatam que não é unicamente por meio da inteligência e o que é inerente à ela que se encontra a essência humana, e sim, primeiramente através do cuidado. Sendo assim, através do referido cuidado, encontramos o que é fundamental para a vida humana, ou seja, princípios, valores, bons costumes e atitudes corretas que norteiam o que definimos como viver bem, e de fato, saber viver.
Por isso, o cuidado como essencial que é não pode ser substituído, descartado ou