Ensino
O ensino a aprendizagem assume um papel importante no desenvolvimento do homem e na evolução da sociedade. Esta é a única maneira pela qual se desenvolvem as habilidades e conhecimentos, também por meio dela compreende-se da melhor forma as transformações sociais de cada época. Este facto remete-nos a esta abordagem sobre o Processo de Ensino-Aprendizagem.
Objectivamos, de forma geral, identificar os fundamentos teóricos desta prática que, possibilitam a realização do ensino e da aprendizagem, e mostrar como ocorre o processo, esclarecendo à comunidade estudantil e aos interessados pela leitura sobre esta temática.
Importa realçar que o valor do nosso trabalho é trazer um contributo teórico para ciência e servir como mais um suporte de investigação, de crítica e de análise para a aquisição de mais conhecimentos científicos.
Para esta abordagem recorremos ao método de pesquisa documental em bibliografias acessíveis e confiáveis, de autores cujas obras dão um valioso contributo científico à Didáctica como arte de ensino.
1. PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM
O processo ensino-aprendizagem é uma actividade recíproca entre o esforço aplicado pelo professor e a consequente resposta do aluno. O aluno e o professor são sujeitos e actuam de forma consciente. Naturalmente, não se tratam de simples sujeitos no processo, mas de seres humanos imersos em hábitos e costumes diferentes. A actividade envolve conteúdo que é ao mesmo tempo produção e produto. Tudo depende, em grande parte, dos interesses dos sujeitos, e o processo se dá como fruto da relacção entre esses indivíduos. 1.1 O ENSINO
O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos, valores e costumes utilizados pelos homens para instruir e educar seus semelhantes, desde o convívio familiar e social e escolar. Primitivamente a educação das famílias, dos clãs e das tribos influenciava as crianças na preservação dos valores culturais,