ensino religioso na educação brasileira
A DIVERSIDADE CULTURAL DO ENSINO RELIGIOSO NAS ESCOLAS PUBLICAS
A partir dos endereços eletrônicos citados, mais precisamente este: http://diversidadeculturalnoensinoreligioso.blogspot.com.br/2011/10/parte-2-parametros-curriculares_28.html, e outros, a exemplo: http://www.fonaper.com.br/documentos_parametros.php, http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/fcd5be4b5d7d8e84a850ee93a46a040b.pdf, http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf, busco compreender os “Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Religioso” fazendo uma releitura dele, no seu vasto conteúdo literário existente, objetivando entender a complexidade de diversidade cultural do Ensino Religioso nas Escolas Públicas. Onde pessoas de várias “Tradições religiosas” históricas, porque são carregadas de fundamentações e mitos, etc. Onde os educadores, juntaram o que há de mais comum na proposta educacional, buscando ter mais conhecimento sobre o Transcendente. E estas “Tradições Religiosas”, são protagonistas de “letras e experiências” vividas.
A compreensão aqui do significado destas “Tradições religiosas” significa sistematizar o Fenômeno religioso, a partir de suas raízes orientais, ocidentais e/ou africanas, que exige do profissional de Educação a sensibilidade à pluralidade de religiões, consciente da complexidade sóciocultural da questão religiosa e que garanta a liberdade do educando sem se prender ao proselitismo ou fundamentalismo. ANDRADE, Prof. Dr. Joaquim – Cultura Religiosa – aula ou apostila 3.
O presente trabalho não quer ser diferente das elaborações atuais, contextualizadas, mas apenas conhecimento a mais no enriquecimento do meu aprendizado teológico. Por isso, no seguimento abaixo, busco no rápido retrospecto do Ensino Religioso na história da Educação no Brasil, através de decisões constitucionais, conhecer a evidente presença em todo desenvolvimento escolar. Sabendo que a Escola como espaço socializador do