Ensino médio
A Ordem dos Maçons Livres e Aceitos é uma sociedade secreta, mas aberta a homens de todas as religiões – só não são aceitos ateus e mulheres. “Para fazer parte dela o indivíduo deve crer em Deus e ter uma conduta ética e honesta. Não pode contar o que ocorre nas reuniões e nem se identificar como maçom para as ras pessoas”, O nome vem do francês maçon, que quer dizer pedreiro. A organização surgiu na Idade Média, época de grandes construções em pedra – como castelos e catedrais –, a partir de uma espécie de embrião outdos sindicatos: as chamadas corporações de ofício. Nelas se reuniam os trabalhadores medievais – como alfaiates, sapateiros e ferreiros, que guardavam suas técnicas a sete chaves. “Os pedreiros, em especial, viajavam muito a trabalho. Por isso tinham uma certa liberdade, ao contrário dos servos, que deviam satisfação ao senhor feudal caso quisessem deixar suas terras”,
Os maçons “apegam” ao conhecimento. Essa é a meta deles. Nesta busca pelo saber aprendem que é deveras importante saber-saber, o conhecimento de nada serve sem sabedoria, e a coleção por “bons hábitos” são a chave para a sabedoria.
Provar ao Homem que ele pode “TUDO”, e que tudo que acontece em sua vida e ao seu redor, esta ligado diretamente a ele, seja através de seus pensamentos, atitudes, ações, sentimentos, emoções, desejos, vontades…Se ele conseguir conhecer sua essência, sua missão, saberá o que pode e vai ajudálo ou prejudicá-lo. A Maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista. Seu objetivo é a investigação da verdade, o exame da moral e a prática das virtudes.
Características da Maçonaria:
■ Em primeiro lugar, trata-se de uma organização de trabalho, a da construção, onde o trabalho não era especializado como atualmente, mas implicava num vasto conhecimento da Arquitetura .
■ Esta organização ia além do caráter estritamente profissional. Os seus membros deviam se considerar irmão e se assistir mutuamente.
■