Meio Ambiente
Nosso país é conhecido por suas proporções continentais, uma enorme variedade climática, um gigantesco patrimônio ambiental e a maior diversidade biológica do planeta. A conservação de tais recursos às portas do novo milênio é, todavia, cada vez mais desafiadora. À medida que se consolidam demandas direcionadas ao resgate da enorme dívida social existente em nosso país, cresce proporcionalmente a pressão sobre a utilização dos recursos naturais disponíveis, tais como a expansão da fronteira agrícola e o extrativismo. Garantir, pois, que a utilização dos recursos naturais seja feita de forma apropriada, de acordo com os pressupostos fundamentais do desenvolvimento sustentável, é nossa missão e desafio. Em um país que se destaca pela marcada interação com o meio ambiente e mais de 16% do território correspondem a áreas de proteção ambiental, o Ministério do Meio Ambiente luta para garantir que o uso desta herança natural seja feito de forma racional, em atenção às gerações atual e futura, visando à completa realização das potencialidades do homem, seu bem-estar e harmonia com a natureza.
O Brasil tem a maior floresta tropical do mundo, com 6,6 milhões de km² espalhados pelos países da América latina, a Amazônia, que é um grande espaço verde que tem umidade, mas que em outros pontos, neste mesmo país, há terras secas, matas firme, cerrados, savanas e manguezais. Seus rios juntos somam um quinto da água doce do planeta. No Brasil também há uma grande biodiversidade conhecida com espécies raras de animais só vistas aqui, na Amazônia. Estudiosos afirmam que a riqueza é tamanha a ponto de somente 10% das espécies serem conhecidas.
Poluição no Brasil
O termo “poluição” refere-se à degradação do ambiente por um ou mais fatores prejudiciais à saúde deste. Ela pode ser causada pela liberação de matéria, e também de energia (luz, calor, som): os chamados poluentes.
Poluição sonora, térmica, atmosférica, por elementos radioativos, por