Ensino Historia nos anos iniciais
CAMPUS: PROFESSOR ALBERTO CARVALHO
RESENHA: CRÍTICA DO FILME, QUANTO VALE OU É POR QUILO?
DISCIPLINA: ENSINO HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS
CURSO: PEDAGOGIA
17/12/2014
Resenha crítica do filme: Quanto vale ou é por quilo?
O filme denuncia a relação da época da escravidão com os dias de hoje e o jogo de interesse que há nas instituições beneficentes, ONGS e TC.
Pode-se observar que o Brasil precisa ser revisto em uma política, pois a mesma ilude o povo com promessas inúteis ou com festa como carnaval e o futebol que fazem com que as pessoas descentralizem seu foco do que realmente é importante.
O filme desenha um painel de duas épocas aparentemente distintas, mas no fundo, semelhantes na manutenção de uma perversa dinâmica socioeconômica, embalada pela corrupção impune, pela violência, e pela apartação social.
O que vale é ter liberdade para consumir, essa é a verdadeira funcionalidade da democracia que tanto falam.
Uma situação que se repete na atualidade, onde a diferença está apenas nos personagens. Muitas pessoas ainda vivem aprisionadas: pelas drogas, amor excessivo ao dinheiro, etc.
No período colonial os negros eram explorados e discriminados, mas na atualidade a discriminação racial ainda não acabou, continua em muitos casos, sem punição. E não só isso, ainda existe muito desrespeito, violência, corrupção e lavagem de dinheiro. O filme mostra a realidade em que vivemos.
A sociedade precisa refletir sobre como pensa, age e tudo mais que tenha a ver com o social, pois a responsabilidade de um brasil descente e igual é de cada um de nós. O Brasil não precisa ser um país socialista para ser mais justo ele precisa de políticas sociais honestas e uma educação de qualidade.