O ensino de história e geografia na formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil.
TEMA: O ensino de história e geografia na formação de professores para os anos iniciais do ensino fundamental e educação infantil.
Mayara Pontes RA:B323IF-0
Campinas-Swift
2014
INTRODUÇÃO
A pesquisa tem por objetivo verificar a prática do ensino docente de professores das séries iniciais, formados nos cursos de pedagogia, com conteúdos específicos de História e Geografia escolar e o papel da formação inicial nessa prática. Nosso enfoque é a formação de professores das séries iniciais, enfatizando seu papel na educação básica dos alunos.
A preocupação desta pesquisa tem como alicerce o papel coadjuvante da formação de professores para os anos iniciais no ensino História e Geografia na escola e os inúmeros desafios postos ao ensino dessa ciência, haja vista que este problema é histórico.
Isso pode ser verificado nos documentos oficiais que regulam as estruturas curriculares da educação, como os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN‟s, ou mesmo na própria legislação. Para elucidar, cita-se a lei
5.692/71 criada no começo da década de 1970 como parte da Reforma Educacional, em anseio aos interesses do projeto político-ideológico da ditadura militar, promulgando na escola básica uma diminuição da carga horária das disciplinas de Geografia e História, unindo-as, criando assim os Estudos Sociais, isto é, transformando duas “ciências”, com conteúdos e objetivos distintos, em um único “estudo”, o “social”. Além de se criar a disciplina de Educação Cívica e Moral.
JUSTIFICATIVA
Muito se tem discutido nos últimos tempos a respeito de como ensinar História e Geografia na Educação Infantil e Ensino Fundamental, e esse desafio se coloca aos educadores desse nível de ensino. Segundo: MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PROJETO DE ESTRUTURAÇÃO DO
CURSO NORMAL SUPERIOR
Maio de 2000
“As discussões curriculares nacionais para” a área de história,