resumo magisterio
1.2.1. Fundamentos da Educação
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO
EMENTA: Conceitos de história e historiografia. História da Educação: recorte e metodologia. Educação Clássica: Grécia e Roma. Educação Medieval. Renascimento e Educação Humanista. Aspectos Educacionais da Reforma e da Contra-Reforma. Educação Brasileira no Período Colonial e Imperial: pedagogia “tradicional”. Primeira República e Educação no Brasil (1889-1930): transição da pedagogia tradicional à pedagogia “nova”. Educação no período de 1930 a 1982: liberalismo econômico, escolanovismo e tecnicismo. Pedagogias não liberais no Brasil: características e expoentes. Educação Brasileira contemporânea: tendências neoliberais, pós-modernas versus materialismo histórico.
A carga horária da disciplina (80 horas aula 67 horas relógio). Esta carga horária foi atribuída dificulta, de antemão, aprofundamento necessário aquele conteúdo. Estes conteúdos são defendidos e possibilitam o entendimento dos processos mais amplos do fenômeno educativo.
A ementa desta disciplina deve prever como primeiro tópico está temática: o que é e para que serve, refletindo sobre a relevância do conhecimento histórico e da disciplina na formação de professores.
Os professores do Curso de Formação de Docentes que ministram essa disciplina não têm graduação em História. Mas nos apropriamos deste conteúdo, sendo que não devemos ser os maiores responsáveis por eles, sendo que precisamos destacar as implicações daquelas concepções para o campo educacional.
A Educação do Período Feudal merece maior atenção. A compreensão dos “rompimentos” históricos da “transição” do feudalismo ao capitalismo carece dos conteúdos referentes aquele período. Compreender os determinantes históricos da gênese do pensamento liberal é fundamental para forjar a crítica consistente e a transformação destes