O que é sociologia
RESUMO DE TEXTOS
TÍTULO DA OBRA E ANO “O que é sociologia”, São Paulo: Editora Brasiliense, 38ª edição, 1994. Resumo 001
O livro “O que é sociologia”, escrito por Carlos Benedito Martins, traz uma rede de informações passo-a-passo do conceito de sociologia pela perspectiva do autor. Esse foi dividido cronologicamente em 3 capítulos: Surgimento, Formação, e Desenvolvimento.
A priori, a sociologia é tida como um “projeto intelectual tenso e contraditório.” (MARTINS, Carlos - 1994) pois é tomada por uns como arma de manipulação de massas, e por outros como base de apoio para revoluções dessas massas. Há pouco tempo, a sociologia não era vista como uma ciência por meio dos governos militares, pois os mesmos pregavam uma forte política de que nenhum indivíduo podia se expressar.
Carlos Benedito Martins situa a sociologia como: “Um conjunto de conceitos de técnicas e de métodos de investigação produzidos para explicar a vida social. Seu livro se baseia no princípio de que a sociologia surge como uma tentativa de enteder os novos problemas sociais, providos da, em ascensão, sociedade capitalista. Toda a parte que envolve econômia e politica nos grupos socias serve de influência na formação da forma de pensar sociologicamente.
A sociologia surge como uma das manifestações do pensamento conteporâneo, e tem suas primeiras manifestações após a constituição das ciências naturais e de outras ciências sociais. Coincidindo com a transição da sociedade feudal para a civilização capitalista, com isto, um conjunto de pensadores se empenharam para tentar desverdar as novas experiências que a sociedade iria vivenciar.
O termo sociologia veio aparecer por volta de 1830 com ajuda de alguns acontecimentos provocados pela dupla revolução que ocorrera neste século. A revolução industrial foi marcada pelas conquistas da indústria capitalista, dirigida pelo empresário capitalista que conseguia concentrar, gradualmente,