Análise do filme O jarro
Análise do filme O jarro.
Roteiro de análise:
1 - Elementos marcantes do filme.
- Há uma diferença muito grande com as escolas públicas brasileiras, por exemplo, a quantidade de alunos em sala e os materiais utilizados pelo professor para ensinar. Mas, principalmente, o fato de o professor ser o principal responsável pela escola. Ele é professor, diretor, zelador, etc. Todas as funções da escola sejam pedagógicas ou administrativas passam por ele.
- A escola é uma instituição que á parte da vida cotidiana da comunidade. Todos entram e saem mesmo não sendo alunos. Os assuntos referentes ao que acontece lá é tema da vida de todos os moradores, por isso se gera tanta fofoca em torno da vida do professor e dos seus interesses.
- A ausência de mulheres na escola, na turma são apenas duas.
2 - Eixo de argumentação do diretor.
O título do filme, em uma leitura superficial, poderia deixar a impressão de que o personagem principal dessa narrativa está no jarro de água. Mas ao decorrer o filme percebemos que o centro da discussão apresentada pelo diretor está no professor. Ele é o personagem principal por ser o mediador dos conflitos que surgem, como também o responsável pela criação de outros.
A intenção do diretor está em apresentar qual o papel que o professor pode adquirir dentro de uma determinada maneira de organização escolar. Para observar isso parte de um fato do cotidiano, a rachadura que surge no único jarro que as crianças da escola tem para beber água, os conflitos gerados a partir disso demonstram que os limites entre ser educador e ser parte da comunidade são tênues em um local economicamente vulnerável. Pois o conflito poderia ter sido resolvido de maneira simples, comprando um novo jarro com os recursos da escola, mas isso não era possível pela ausência destes.
Assim, acredito que o diretor esteja apresentando a realidade das escolas iranianas e os conflitos vividos por um profissional da educação nesse contexto. O