Ensino de lp como l2
Faculdade de Letras.
Docente: Candice Marques.
Síntese:
1) Psicologia tem história: as duas vertentes da história da psicologia.
A primeira vertente é quando retomamos a história grega; posterior a essa é o desenvolvimento da modernidade, vertente que é a responsável pelo surgimento da psicologia.
2) A primeira vertente da história:
A história das ideias sobre o mundo psicológico entre os gregos.
Volta-se para os gregos, para mostrar que já entre eles havia preocupação com alma e razão, são os filósofos gregos que pela primeira vez, sistematizam um pensamento sobre interioridade humana. Com os pré-socráticos já existiam discussões sobre o homem e o mundo, entretanto é com Sócrates que essas ideias tem mais consistência, ele dizia que o que distinguia o homem dos animais, era a razão, ela faz com coloquemos nossos instintos, abaixo dela.
Seguindo a história, com Platão,( discípulo de Sócrates), separa a alma, da razão; o que mais a frente Aristóteles diz que não, alma e razão são indissociáveis, a alma é o pricípio ativo da vida.
A história das ideias sobre o mundo psicológico entre os romanos na idade média
Nesse período frisamos o nome de 2 filósofos que são representantes deste período, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino,respectivamente, haviam pensamentos que continham a cisão de alma e corpo, aonde a alma também é uma manifestação divina no homem, e , a distição de essência e existência, com uma relevante diferença que, ao contrário de Aristóteles ele afirma que somente Deus reuni ambas.
A história das ideias sobre o mundo psicológico no renascimento.
Neste período René Descartes postula a tão discutida, separação entre mente e corpo; dualismo este que permitiu o estudo do corpo humano, morto. Assim, obviamente a anatomia e fisiologia avançaram e concomitamente o avanço da psicologia.
3) A segunda vertente da história:
O conhecimento tornou-se independente da fé. A racionalidade