Tcc ensino de lp em uma escola esp. para surda

13193 palavras 53 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE LETRAS

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA ESPECIAL PARA SURDOS

Vanessa de Oliveira Dagostim

Professor Orientador

Dr. Pedro de Moraes Garcez

Porto Alegre, junho de 2005

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL
INSTITUTO DE LETRAS

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM UMA ESCOLA ESPECIAL PARA SURDOS

Monografia apresentada ao Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como requisito parcial à obtenção do título de Licenciada em Letras – Português e Espanhol.

Vanessa de Oliveira Dagostim

Professor Orientador

Dra. Pedro de Moraes Garcez

Porto Alegre, junho de 2005

Uma das canções mais célebres da cultura nacional versa “eu tenho tanto para lhe falar, mas com palavras não sei dizer...” Portanto, dedico esse estudo a todos aqueles que colaboram para que todos aprendam a dizer aquilo que guardam dentro de seu coração.

AGRADECIMENTOS

O principal alvo dos meus agradecimentos por este trabalho, com certeza, é DEUS, que semeou em mim desde cedo o desejo por conhecer mais sobre o mundo dos surdos, me proporcionou vida e força necessárias para a realização deste, que representa para mim o começo de um sonho, e colocou no meu caminho pessoas tão especiais e necessárias para este pequeno empreendimento.

Ao professor Dr. PEDRO DE MORAES GARCEZ, pela sua sensibilização, disposição, orientação impecável, confiança e empenho a mim dedicados, indispensáveis para que esse estudo fosse possível, minha “guarida” acadêmica no Instituto de Letras.

A

toda

a

equipe

do

corpo

docente

da

ESCOLA

DE

ENSINO

FUNDAMENTAL ESPECIAL PARA SURDOS VITÓRIA, especialmente à Diretora MARI e à Professora MARICLÉIA, que muito colaboraram para a realização deste trabalho, me motivando ainda mais a seguir esta tão fascinante carreira, e aos alunos da oitava série que dedicaram paciência e carinho a mim.

Às colegas MARIANA KLIEMANN CHAGAS,

Relacionados

  • manual
    40446 palavras | 162 páginas
  • resenha
    178413 palavras | 714 páginas