Praticas e Rituais nas Religiões Monoteístas
Nomes: Felipe Dal Pozzo e Guilherme dos Santos Turma: 211
Introdução:
Desde o fim da pré-história, o homem começou a agrupar-se em torno de uma ideia religiosa, portanto, ao passar do tempo formaram-se diversas doutrinas religiosas.
O monoteísmo é a crença na existência de apenas um só Deus onde este é onipotente, onisciente e onipresente. Ele é o modelo da qual todos devem seguir e adorar, pois sua conduta é perfeita.
As três principais religiões monoteístas, ou seja, crenças na existência de um único Deus surgiram no Oriente Médio: O Islamismo, o Cristianismo e o Judaísmo.
Desenvolvimento:
Judaísmo:
O Judaísmo é a mais antiga das três religiões monoteístas principais. Ela surgiu da religião mosaica e tem ramificações, porém defende um conjunto de doutrinas na qual sua principal característica é a crença no Deus único e criador chamado "Adonai".
4 Rituais:
"Brit milá": São as boas-vindas dos bebés do sexo masculino à aliança através do ritual da circuncisão.
"Zeved habat": São as boas vindas dos bebês do sexo feminino na tradição serfadita.
“B´nai Mitzvá": É a celebração da chegada de uma criança à maioridade assim esta seguirá uma vida judaica e seguirá a halakhá... Seria o "debutante judeu".
" Shiv´á": Que seria o luto e há várias etapas. A primeira possui duração de uma semana, a segunda um mês (sheloshim) e para quem perdeu um dos pais há a terceira etapa que é observada por uma ano (avelut yod bet chódesh). A família é o principal elemento do judaísmo.
Cristianismo:
Atualmente o Cristianismo é a maior religião do mundo, sendo predominante na Europa, América e Oceania. A religião se iniciou através dos ensinamentos de Jesus de Nazaré, considerado o salvador da humanidade. O cristianismo é uma religião abraâmica, da mesma forma que o Islamismo e o Judaísmo.
4 Rituais:
Oração: Os