tópicos de projeto
CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS TÓPICOS DE FONÉTICA E FONOLOGIA
GABRIELA DE MORAES CHAVES
O RECONHECIENTO DA SÍLABA TÔNICA DAS PALAVRAS – UM ESTUDO ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO SUJEITO SURDO
Bagé
2014
GABRIELA DE MORAES CHAVES
O RECONHECIENTO DA SÍLABA TÔNICA DAS PALAVRAS – UM ESTUDO ACERCA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DO SUJEITO SURDO
Pré-projeto apresentado como requisito para a aprovação da disciplina de Tópicos de Fonética e Fonologia
Orientadora: Prof.ª Dr.ª Taíse Simioni
Bagé
2014
1 INTRODUÇÃO
O tema deste pré-projeto foi escolhido a partir da reflexão sobre as dificuldades dos sujeitos ouvintes em conseguirem identificar a sílaba tônica das palavras. Deste modo, surgiram questionamentos de como os sujeitos surdos identificam a sílaba tônica das palavras do português e quais estratégias os alunos surdos utilizam para identifica-las já que não escutam.
O Surdo possui como sua primeira língua (L1) a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e como segunda língua (L2) o português. Na modalidade escrita, o surdo ira apoiar-se para escrever na Libras, sua primeira língua, e não no português, sua segunda língua.
De acordo com a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, é um direito de o surdo utilizar a Libras para comunicar-se, porém existe um parágrafo único nesta Lei que afirma que na modalidade escrita o surdo deve utilizar a LP.
Deste modo, o foco da nossa pesquisa é investigar as estratégias e metodologias abordadas por professores no processo de ensino e aprendizagem das regras de acentuações silábicas das palavras da LP, investigando como ocorre a identificação da sílaba tônica assim como o processo avaliativo dos professores em relação à escrita do aluno surdo.
2 REFERECIAL TEÓRICO
2.1 Língua e Linguagem
A Libras é uma língua, e não uma linguagem como muitos ainda