ENSINAR E AVALIAR O APRENDIZADO
A avaliação se destina a obter informações e subsídios capazes de favorecer o desenvolvimento das crianças e ampliação de seus conhecimentos. Nesse sentido, avaliar não é apenas medir, comparar ou julgar. Muito mais do que isso, a avaliação apresenta uma importância social e política fundamental no fazer educativo.
Os vídeos da série “Avaliação e Aprendizagem” apesar de ter escolas com realidades diferentes, nos apresenta isso claramente, e ainda complementa mostrando que o processo avaliativo deve ser durante todo o processo e visa construir o conhecimento dos alunos e que as experiências apresentadas se completam quando mostram que todas as escola entendem que para que o aprendizado se concretize é importante que o que está sendo ensinado tenha significado para o aluno, assim dessa forma o processo de ensino e aprendizagem acontece naturalmente.
Um ponto bem marcante foi o trabalho do professor Leonardo que em suas aulas leva em conta a importância do conteúdo que tem a ver com sua realidade deixando de lado a mesmice das listas de conteúdo sem vida e fora da realidade do aluno.
Isso é um fato marcante entre os vídeos, Na escola Maria Cantarelli alunos e os professores discutem juntos os temas livremente, levando em conta toda a bagagem que o aluno trás do seu contexto social.
Na escola Nicanor Ferreira para melhor acompanhar o aluno é feito avaliação através de exercícios diário e avaliativo, até mesmo sem o aluno saber que está sendo avaliado.
Na escola La Salle e Francisco Giulliani trabalham todo o ano letivo, baseado em projetos. Quando se trabalha com base em projetos, abre caminho para outras formas de ensinar e avaliar, porém para planejar os temas dos projetos antes é necessário realizar uma pesquisa na comunidade para que o temo seja pertinente a todos os alunos.
Não tão distante a avaliação era tida como classificatória e quantitativa, não levava em consideração o conhecimento bagagem que o aluno trazia