Avaliação mito e desafio
Pedagogia 6º Semestre Profª Angélica Costalunga
Disciplina: Avaliação Escolar
Resumo: Debate entre os autores.
Para Cipriano Luckesi, a avaliação de Aprendizagem é uma tradição antidemocrática e autoritária que está voltada para quem ensina e não em quem aprende, pois promove exame que é seletivo para saber se o aluno está ou não apto para ser aprovado.
É usado instrumentos de diagnósticos que leva a uma intervenção para melhorar a aprendizagem, o estudante é aprovado por ter adquirido conhecimentos, se ajuda o estudante dar um passo à frente. O autor fala que os professores são herdeiros do século XVII, foi feito uma sistematização da época da burguesia da sociedade moderna, ele retrata que analisando o Ratio Studiorum, Didática Magna de Comenius chega-se à conclusão que o sistema classificatório que é praticado hoje foi concebido ali.
Alguns educadores propuseram ensinos diferentes porém conseguiu ter vigência da tradicional. Ele acha que não existe nenhuma razão para a reprovação de alunos, é preciso investir no professor e nos alunos.
O autor diz que o índice de reprovação nas séries iniciais é por falta de recursos e as más condições do ensino e a relação professor- aluno, que falam línguas diferentes, o que o professor ensina o aluno não compreende, e o conduz a vários erros. Ele nos fala que quando ensina algo como raciocínio aditivo, formulas de adição, problemas simples e complexos isso é que vai dar base, se o aluno consegue raciocinar ou não operar tem que treinar para vencer as dificuldades, quando for necessário.
Ele ainda nos diz que notas e conceitos tem como objetivo registrar os resultados da aprendizagem, que o professor orientou, e que esses registros são necessários, como portfólio e outras formas de registros, o problema é que a nota passou a ser um motivo para avaliação e reprovação.
Para ter uma avaliação de um aluno não precisa fazer uma entrevista com o aluno de meia