Resenha
CCI 6 – Planejamento e avaliação nas relações de ensino e aprendizagem.
Professora: Divaneide Lira Lima Paixão
Monitoras: Rafaela Nunes Marques e Hedvane Souza
Estudante: Raquel Cordeiro de Souza
Turma: NAA
Resenha
Referência: Hoffmann, Jussara Maria Lerch. Avaliação: mito e desafio uma perspectiva construtivista. 41ª. ed. Porto Alegre: Mediação,2011. 104 p. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista
Jussara Hoffmann é graduada em Letras pela UFRGS e mestre em Avaliação Educacional pela UFRJ. Atuou como professora e coordenadora pedagógica no Ensino Fundamental e Médio. Foi professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRGS durante vários anos, onde desenvolveu pesquisas e projetos de extensão na área da avaliação e da educação infantil. Atualmente é consultora em educação e diretora da Editora Mediação de Porto Alegre.
O livro trata sobre avaliação seus mitos, desafios e mediações.
A avaliação um monstro de várias cabeças, tanto para o aluno quanto para o educador, separar as funções de educar e a avaliar, se torna cada vez mais difícil, assim eles acabam fazendo mau uso da avaliação. Esquecem que ela também é um instrumento de investigação.
O mito é decorrente de sua estória que vem mantendo os fantasmas do controle e do autoritarismo há muitas gerações. O maior dentre os desafios é ampliar-se o universo dos educadores preocupados com o fenômeno avaliação, ampliar a discussão do interior das escolas e toda a sociedade.
A autora fala sobre as rodas de discussões promovidas por ela mesma, entre professores que falam sobre experiências vividas, traumas e angústias em torna do assunto avaliação.
O uso equivocado dos testes, que na realidade visam a investigação do aprendizado do aluno, mas o uso que se tem feito é somente para constatar se ele é bom ou ruim.
A mediação nada mais seria, que uma reorganização do saber, onde