Trabalho
No processo de aprendizagem podem-se observar certas características, tais como:
a) o processo resulta em mudança de comportamento;
b) a aprendizagem decorre da prática; c) a mudança produzida é quase permanente; e
d) o processo de aprendizagem não é diretamente observável.
Mudança de comportamento
A mera participação num treinamento não é garantia de aprendizado. Só é possível comprovar o sucesso da aprendizagem quando o indivíduo exerce a atividade para a qual foi treinado, permitindo assim observar e avaliar o seu comportamento.
A prática
A aprendizagem é fruto da prática. Só se aprende aquilo que se praticou repetidamente até alcançar o nível desejado de perícia. Logo, não basta memorizar conceitos. É fundamental aplicá-los para que haja aquisição de conhecimento. É é imprescindível que todos os conteúdos sejam praticados e avaliados, possibilitando a correção de erros e a melhoria da quantidade e da qualidade da comunicação.
Permanência do comportamento adquirido
A manutenção de um novo comportamento está diretamente relacionada à continuidade da recompensa daí decorrente. Caso esta seja retirada, a tendência natural é que esse comportamento seja abandonado. No caso de fadiga física ou emocional, o indivíduo que adquiriu um novo comportamento pode apresentar queda de desempenho, com resultados abaixo da expectativa e alta margem de erro. Nesse caso não cabe falar de aprendizado, pois esse novo desempenho não é permanente. Após um período de repouso, a pessoa tenderá a recuperar o grau de perícia anterior ao estado de cansaço.
A aprendizagem não é diretamente observável
Nem toda alteração de comportamento corresponde a uma aprendizagem. Ao contrário, a aprendizagem é que será observada por meio da mudança de comportamento. Quando se aumenta a recompensa, a pessoa pode melhorar seu desempenho — nível de produção —, mas para isso ela não necessitou aprender nada,