Ensaio de permeabilização
ESCOLA POLITÉCNICA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS
ENG 106 – MECÂNICA DOS SOLOS
PROFESSOR: SANDRO LEMOS MACHADO
ALUNOS: EDUARDO CARDOSO GARRIDO LUCIANO FERNANDES TELES ROGÉRIO BAQUEIRO DA SILVA
ENSAIO DE PERMEABILIDADE.
Salvador, junho de 2006.
1. Introdução.
“A permeabilidade é a propriedade que o solo apresenta de permitir o escoamento da água através dele, sendo o seu grau de permeabilidade expresso numericamente pelo coeficiente de permeabilidade” (CAPUTO, 1988). Este ensaio mede o quão facilmente um fluido escoa através de um meio poroso. Para solos, depende da viscosidade do fluido, do índice de vazios do solo, do seu grau de saturação, do tamanho e forma das partículas que o compõem, da sua estrutura e da composição mineralógica dos grãos.
Em obras, possui importância em cálculos envolvendo fluxo de água e fundação de barragens de terra, drenagem e diversas outras aplicações.
2. Objetivo do ensaio.
Foi Realizado o ensaio de permeabilidade com o uso do equipamento denominado permêametro, sob carga constante e variável em amostras deformadas de solo para se obter o coeficiente de permeabilidade.
Na aula prática de laboratório foram apresentados os procedimentos para a realização do ensaio em amostras compactadas, fazendo-se observações, durante a aula, das diferenças nos procedimentos para o caso de amostras indeformadas de solo ou para o caso do ensaio de permeabilidade em areias.
“O ensaio de carga constante é principalmente usado para a determinação da permeabilidade das areias e solos arenosos, enquanto que o outro, é mais usado para os solos argilosos” (VARGAS, 1977).
3. Equipamentos.
- Peneira #4 (4,8mm);
- Balança;
- Permeâmetros;
- Destilador e deaerador de água;
- Bureta;
- Termômetro;
- Proveta graduada;
- Reservatório dotado de extravasor;
- Argila