A Europa Moderna
Expansão comercial e marítima – O desenvolvimento do comércio e Grandes Navegações aumentaram a importância dos reis e fortaleceu a burguesia. Que vinha apoiando as ações dos monarcas para diminuir o poder dos senhores feudais.
Renascimento - O Renascimento estimulou e valorizou uma mentalidade que tinha como centro o ser humano. Para explicar o mundo, a razão passava a ser utilizada, ao invés das explicações divinas.
A Reforma Protestante – A Reforma tornou possível a passagem de bens da igreja católica para as mãos dos reis. Essa redução do poder papal permitiu aos reis controlar a igreja e também se apropriar das rendas eclesiásticas. O absolutismo assumiu características próprias. Na França, ocorreu maior concentração de poder pelos reis e que teve uma duração maior. Na Inglaterra, por sua vez, a presença de um parlamento forte impediu essa concentração. Luís XIV “O Estado sou eu!”
Luís XIV assume o governo com 22 anos. Foi o mais completo representante do absolutismo, fiscalizando pessoalmente os setores do governo e da administração. Além de rei, exerceu sua autoridade sobre a justiça e as financias. A nobreza passou a viver na corte de Versalhes.
A burguesia foi favorecida através da política mercantilista industrial;
Protetor das artes levou a frança ao apogeu cultural da Época moderna;
Empreendeu guerras, acabando por arruinar a França, perdendo valiosos territórios para a