lembrancas pra falar
Os pais precisam aprender a dizer “Sim”.
O trabalho dos pais é muito delicado, e é precioso, porque a vida inteira da criança depende disso. Não lhe dê nenhum programa positivo – ajude-a de toda maneira possível no que ela quiser.
Por exemplo, eu costumava subir em árvores. Agora, são poucas as árvores que são seguras para se subir: seus galhos são fortes, seus troncos são fortes. Você pode até subir ao topo mais alto, e mesmo assim não precisará sentir medo que um galho irá quebrar. Mas há algumas árvores que são bem delicadas.
Porque eu costumava subir em árvores para pegar mangas, jambos – outra fruta bonita – a minha família era muito preocupada e sempre mandava alguém me impedir.
Eu disse ao meu pai, “Ao invés de me impedir, por favor me explique quais árvores são perigosas – para que eu possa evitá-las – e quais árvores não são perigosas, que então poderei subir nelas. Mas se você tentar me impedir de subir, haverá um perigo: eu posso subir na árvore errada, e a responsabilidade será sua. Eu não vou parar de subir, eu adoro fazer isso”.
É uma das mais belas experiências estar no topo de uma árvore sob o sol com o vento forte e toda a árvore dançando – uma experiência muito nutritiva.
Eu disse, “Eu não vou parar de fazer isso. O seu trabalho é me dizer exatamente em que árvores eu não devo subir – porque eu posso cair delas, posso ter fraturas, posso danificar o meu corpo. Mas não me dê uma ordem vazia: ‘Pare de subir’. Isso eu não vou fazer”.
E ele teve que ir comigo pela cidade e me mostrar quais árvores são perigosas. Então eu lhe fiz a segunda pergunta: “Você conhece algum bom escalador na cidade que pode me ensinar até mesmo a subir nas árvores perigosas?”
Ele disse, “Você é demais! Agora isto está indo muito longe. Você me disse, eu o entendi…”
Eu disse, “Eu vou obedecer, porque me propus a isso. Mas as árvores que você está falando que são perigosas são irresistíveis, porque jambos – uma