AGREGADOS
Entende-se por agregado o material granular, sem forma e volume definidos, geralmente inerte, de dimensões e propriedades adequadas para o uso em obras de engenharia.
Os agregados para uso em concreto podem ser encontrados nos leitos dos rios, isso porque os fragmentos são rolados no leito dos cursos d água ou por britamento de rochas estáveis. Uma vez que cerca de 3/4 do volume do concreto são ocupados pelos agregados, não é de se surpreender que a qualidade destes seja de importância básica na obtenção de um bom concreto, exercendo nítida influência não apenas na resistência mecânica do produto acabado como, também, em sua durabilidade e no desempenho estrutural.
Agregados correspondem à aproximadamente 77% de volume e 94% de seu peso na composição das misturas asfálticas. Quanto à sua origem, os agregados podem ser:
Naturais → já são encontrados na natureza sob a forma definitiva de utilização: areia de rios, seixos rolados, cascalhos, pedregulhos.
Artificiais → são obtidos pelo britagem de rochas: pedrisco, pedra britada.
Industrializados → aqueles que são obtidos por processos industriais. Ex.: argila expandida, escória britada.
Alguns agregados são obtidos por extração direta do leito dos rios, por meio de dragas (areias ou seixos), e, ás vezes, de minas (areias).
Devem sofrer um beneficiamento, que consiste em lavagem e classificação.
A pedra britada é obtida por redução de pedras maiores, é feita trituração em aparelhagem especial, os britadores.
Os britadores podem ser Giratórios, de Rolo, de Martelos ou pelas peneiras vibratórias que são as mais modernas.
Agregados Miúdos
Areia de origem natural ou resultante do britamento de rochas estáveis, ou a mistura de ambas, cujos grãos passam pela peneira ABNT de 4,8 mm e ficam retidos na peneira ABNT 0,075 mm.
Massa Específica Real é a massa da unidade de volume, excluindo deste o vazio permeáveis e os vazios entre os grãos
Massa Específica Aparente é o peso da unidade de volume,