Agregados
Câmpus de Chapecó
Curso de Engenharia Ambiental
ADRIANO EDUARDO
BRUNA RAFAELLA FABRIS
RICARDO MOURA
LUCAS DAL SÁVIO
JORGE GABRIEL DA SILVA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA SUPERVISIONADA
CHAPECÓ
2014
ADRIANO EDUARDO
BRUNA RAFAELLA FABRIS
RICARDO MOURA
LUCAS DAL SÁVIO
JORGE GABRIEL DA SILVA
RELATÓRIO AULA PRÁTICA SUPERVISIONADA
Trabalho para a disciplina de Concretos e Argamassas, como requisito parcial para obtenção da nota semestral, sob supervisão do Professor Eduardo Roberto Batiston, referente a aulas práticas de ensaio realizadas em laboratório.
CHAPECÓ
2014
1 INTRODUÇÃO
Agregados para construção civil é um ramo do setor mineral que produz matéria-prima mineral bruta ou beneficiada para o emprego na indústria de construção civil. São Basicamente a área e a rocha de brita. As propriedade físicas e químicas dos agregados e das misturas ligantes são essenciais para a vida das estruturas em que são aplicadas. Há inúmeros exemplos de falêcia de estruturas onde é concluído a causa da má seleção e uso inadequado dos agregados (VALVERDE, 2001). Para realizar a dosagem dos concretos é fundamentar ter conhecimento a respeito de certas características dos agregados, isto é, massa específica, composição granulométrica e teor de umidade entre outros. A porosidade ou a massa específica, a composição granulométrica a forma e textura superficial dos agregados determinam as propriedades dos concretos no estado fresco. Além da porosidade, a composição mineralógica do agregado afeta a resistência a compressão, dureza, módulo de elasticidade e sanidade, que interferem diretamente em várias propriedades do concreto endurecido contendo o agregado (SIQUEIRA, 2008).
Conforme Oliveira (2012) considerando-se que cerca de ¾ do volume do concreto são ocupados pelos agregados, prevê-se que a qualidade destes seja de