Saude coletiva
1. Compreende um conjunto complexo de saberes e práticas relacionados ao campo da saúde, envolvendo desde organizações que prestam assistência à saúde da população até instituições de ensino e pesquisa e organizações da sociedade civil. Compreende práticas técnicas, científicas, culturais, ideológicas, políticas e econômicas (Carvalho,2002).
Enfermagem em saúde Coletiva
1. É um seguimento da enfermagem onde ela está direcionado a saberes e práticas aplicados em favor da coletividade.
2. Quando um indivíduo busca o atendimento ou quando surge um problema de impacto coletivo sobre a saúde, é obrigatório que o serviço correspondente esteja capacitado para enfrentálo e resolvê-lo até o nível da sua competência.
História Natural da doença
1. História natural da doença é a denominação dada ao conjunto de processos interativos que engloba as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que designam o estímulo patológico no meio ambiente, ou em qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte.
PERÍODO DE PRÉ-PATOGÊNESE
1. Envolve, as inter-relações entre os agentes etiológicos da doença, outros fatores ambientais que estimulam o desenvolvimento da enfermidade e as condições sócio-econômico-culturais que permitem a existência desses fatores.
PERÍODO DE PATOGÊNESE
1. Este período se inicia com as primeiras ações que os agentes patogênicos desempenham sobre o ser afetado. Seguem-se as reações bioquímicas em nível celular, prosseguindo com as perturbações na forma e na função, evoluindo para defeitos permanentes, cronicidade, morte ou cura.
Prevenção
1. É o conjunto de medidas que visam evitar a doença na coletividade, utilizando medidas que acabem com a patologia, ou a minimizem na população.
Tipos de Prevenção
1. Primária - quaisquer atos destinados a