pavers
O pavimento, fator contribuinte para a qualidade urbana, é a via de acesso indispensável para garantir o direito de ir e vir. Tendo em vista que em nosso país são inúmeros os casos de cidades brasileiras com pavimentações desordenadas e em más condições de conservação e levando em conta a importância dos passeios públicos nas cidades, o presente trabalho apresenta argumentos que demonstram a relevância social, ambiental, econômica e estética dos calçamentos urbanos que devem se apresentar de forma mais harmônica com o meio ambiente e com a sociedade proporcionando a esta um melhor conforto.
Partindo deste ponto de vista vamos analisar a eficiência social e ecológica da utilização da pavimentação intertravada, também conhecida como paver, no revestimento de calçadas, pátios, estacionamentos, praças, entre outros. Analisaremos também os materiais utilizados na fabricação das peças e uma possível substituição dos mesmos para redução de impactos sociais.
O Paver, ou Pavimento Intertravado, consiste em peças pré-moldadas em concreto em diferentes medidas. É versátil, ecológico, de alta resistência e com alto conforto de rolamento, e por isso são ideais para obras ecoeficientes.
Outro fator importante na utilização dos pavers está relacionado às condições adequadas de acessibilidade que contribuem para a qualidade de vida e o bem estar de todos. Os espaços públicos devem ser acessíveis a todos os cidadãos, garantindo a livre circulação das pessoas. A pavimentação intertravada permite criar ambientes que atendam às necessidades diversificadas, admitindo adequações e transformação.
Em suma, a finalidade deste trabalho é demonstrar as vantagens e a importância social e ecológica da pavimentação intertravada que se mostra excelente alternativa também no ponto de vista econômico e estético, e apresentar a idéia de substituir uma das matérias primas da produção de paver que é a areia natural por areia artificial revelando a viabilidade deste procedimento.
2