Materiais de construçao feitos com residuos de vidro
Engenharia Civil – Barreiro
Carolina Martins
Francine Alves
Laura Porto
Luana Fernandes
Pavers artesanais com resíduos de vidro
Materiais de construção II
Belo Horizonte
2014
RESUMO
Neste presente trabalho realizou-se um estudo experimental utilizando um dos laboratórios dainstituição de ensino superior PUC Minas (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais), do curso de engenharia civil, especificamente voltado para a disciplina de Materiais de construção I e II. Seu objetivo é construir um piso auto travante, conhecido como Paver para ornamentação de jardins, passeios e praças. Para isso foram utilizados alguns tipos de materiais reciclados, como apara de vidro e corpo de prova. Os pavers conterão a parte inferior (base) de concreto, e sua parte superior de resina acrílica e as aparas de vidro. Foram feitos ensaios de resistência à compressão de cada CP para observar se atendiam à resistência mínima de 5 Mpa para pavers destinados a estes tipos de ambientes.Os resultados obtido foram satisfatórios às normatizações exigidas pela NBR 9781para a construção de pavers.
INTRODUÇÃO
Surgiu-se a oportunidade de estudar o traço do concreto para fabricação de pavimentos intertravados, que permitam aproveitar resíduos de construção civil da forma mais harmônica com o meio ambiente e que traga melhor conforto à sociedade em termos de decoração e custo.
Escolheu-se utilizar aparas de vidro e corpos de prova de concreto como materiais reutilizáveis para a fabricação do paver por causa do longo tempo de decomposição desses resíduos na natureza. Sendo que o vidro, segundo a ANAVIDRO-SP (Associação Nacional de Vidraçarias de São Paulo),a decomposição total do vidro na natureza pode durar até 1 milhão de anos. Mesmo com grande variação, o tempo mínimo de desgaste total é de 4 mil anos.
Considerando que vidro é uma descoberta de 6 mil anos atrás, muitos dos