Qualidade de Blocos e Pavers
Em matéria de qualidade de blocos e Pavers, os ensaios descritos nas Normas brasileiras NBRs 7184, para os blocos e na NBR 9780 para os Pavers, são suficientes para determinar se o produto atende ou não aos requisitos mínimos de qualidade necessários a um bom desempenho após a sua aplicação.
Todavia, na fase de produção ou mesmo para os casos das pequenas obras onde o custo dos ensaios não justifica a sua adoção, existe uma série de observações que facilitam identificar com antecedência se os produtos terão um bom desempenho após aplicados.
Estas dicas são apenas orientativas e não devem ser utilizadas como último recurso para aprovar ou reprovar um lote de produto. Para estes casos, o correto é a execução dos ensaios conforme descrito nas normas específicas citadas acima.
PERMEABILIDADE
Quando um Bloco, Paver, tubo ou telha, é feito com quantidade de água insuficiente para o perfeito adensamento (compactação) resulta uma superfície porosa, capaz de absorver água com facilidade.
Um teste prático para se verificar se o produto tem boa compactação é o teste de permeabilidade, foto 1.
Mantenha a peça na horizontal e derrame um pouco de água na superfície.
Se á água não penetrar ou penetrar com certa dificuldade, indica peça compacta e, portanto, sinal de produto bem adensado.
Já, se a água penetrar com facilidade significa grande quantidade de vazios no concreto, forte indicativo de baixa resistência ou alto consumo de cimento caso a resistência esteja sendo atendida. Faça o mesmo para Paver e telha.
TESTE DO PESO
Para concretos de mesmos materiais e mesmas proporções, a resistência é proporcional à sua densidade e esta proporcional ao peso das peças.
Portanto, para peças de um mesmo lote a diferença de massa (peso) entre elas é uma forte indicação de diferença de resistência. Quanto mais leves mais porosas as peças e, portanto, menor será a resistência e maior a