Estequiometria
Agronomia
Estequiometria
Recife
Agosto/2013
Universidade Federal Rural De Pernambuco - UFRPE
Agronomia
Estequiometria
Danilo Miranda
Franklone Lima
Jefferson Phillipe
Lucas Lima
Objetivos
A aula prática de laboratório teve como objetivo reconhecer: a existência de proporções fixas e definidas entre as quantidades de reagentes nas reações químicas;
Fazer o uso de equações químicas para efetuar cálculos estequiométricos.
Introdução
Pode-se definir estequiometria como a parte da química que estuda e analisa as relações quantitativas entre os elementos que se combinam para formar uma substância composta. A palavra estequiometria vem do grego e significa medir algo que não pode ser dividido1. Ela foi empregada pela primeira vez pelo químico alemão J.B. Richter, que em 1792 publicou Anfangsgrunde der Stochyometrie (Fundamentos de Estequiometria)2.
A estequiometria nos permite calcular a quantidade exata de reagentes que é preciso para se obter uma determinada quantidade de produto em uma reação química³.
Os cálculos estequiométricos baseiam-se nos coeficientes de uma reação química. Eles fornecem as razões nas quais os mols de uma substância reagem com ou formam os mols de outra. Assim, a equação balanceada fornece as relações quantitativas entre todos os reagentes e produtos4.
Materiais e Reagentes
:
Nesse experimento foi usado:
Iodeto de potássio a (0,1M)
Nitrato de chumbo a (0,1M)
Tubos de ensaio
Becker
Centrifuga
Placa de toque
Conta-gotas
Piceta
Resultados e Discussão
Tabela 1.
Tubo
KI(0,1M)
(gotas)
Pb(NO3)2
(0,1M)
Água
(gotas)
1
40
5
35
2
40
10
30
3
40
15
20
4
40
30
10
5
40
40
0
Tabela 2. Tabela 3.
Teste