Agrgados para construção
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) é o órgão responsável pela normalização técnica no Brasil, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro.
Agregados para Construção Civil
Os agregados são materiais granulares de dimensões e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Considerando a densidade, existem agregados leves (pedra pume, vermiculita ...); agregados normais (brita, areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...).
- AREIA
Composição Química: material de origem mineral finamente dividido em grânulos, composta basicamente de dióxido de silício (SIO2), com 0,063 a 2 mm.
Aplicação: a areia pode ser usada em concreto, argamassa de assentamento e revestimento, pavimentação asfáltica, em filtros, lastro e permeabilização de vias e pátios.
BRITA
Aplicação: a brita é destinada para o setor da construção civil com aplicações na fabricação de concreto, revestimento de leito de estradas de terra, de ferrovias, barramentos, etc. CASCALHO
Aplicação: o cascalho é destinado para o setor da construção civil em aplicações na fabricação de concreto, revestimento de leito de estradas de terra, concreto ciclópico, ornamentação de jardins, etc.
O DESEMPENHO DOS VIDROS Estrutural – depende da resistência Mecânica e das solicitações
Ótico
Qualidade da Imagem – “Clareza” da imagem – Embaçamento, Foco
Reprodução da Cor
Transmissão de Luz
Desempenho Energético – Térmico
Desempenho Acústico
DIMENSIONAMENTO DOS VIDROS O dimensionamento dos vidros resulta no cálculo das espessuras a serem utilizadas para seu uso. As cargas que devem ser consideradas são: . Pressões do Vento . Peso Próprio – Vidros com ângulo com a Horizontal diferente de 90º, Coberturas . Cargas Acidentais – Impactos de “projéteis” Impacto de Pessoas – internos e externos Vidros de Cobertura Vidros Blindados