ensaio de fadiga
Resumo:
A palavra fadiga, que vem do latim “fatigare”, significa “cansar, estar cansado”, e vem designar as falhas de materiais que sofreram carregamentos cíclicos. O primeiro estudo sobre fadiga em materiais metálicos foi conduzido por volta de 1829, pelo alemão W. A. J. Albert; porém A. Wöhler foi o primeiro a aplicar carregamentos de flexão rotativa, e de torção, durante o período de 1852 – 1869, em Berlim. Uma das primeiras definições sobre o conceito de fadiga foi apresentada pela Internacional Organization for Standardization em 1964, em Genebra, e diz que:
“Fadiga é um processo de alteração estrutural permanente, progressivo e localizado, que ocorre num material sujeito a condições que produzem tensões ou extensões dinâmicas num ponto ou em vários pontos, e que podem culminar em trincas (fendas) ou em uma fratura completa após um número suficiente de aplicações de carga”.
“FADIGA MECÂNICA é a fadiga que se desenvolve em componentes solicitados dinamicamente por tensões ou deformações que se verifica em elementos estruturais tais como parafusos de prensas, diferenciais de transmissão dos automóveis”
Definição e Caracterização do processo de fadiga:
Fadiga é uma falha que pode ocorrer sob solicitaçõesbastante inferiores ao limite de resistência do metal ou outros materiais, isto é, na região elástica. É consequência deesforços alternados, queproduzem trincas, em geral na superfície, devido à concentração de tensões.
Um exemplo de fadiga está na figura 1.1, em uma barra submetida a um esforço de flexãoalternado que pode apresentar pequenas trincasem lados opostos A e B.
Com a continuidade doesforço alternado, as trincas aumentam, reduzindo a área resistente da seção. A ruptura de dá quandoesta área se torna suficientemente pequena para não mais resistir à solicitação aplicada (C). A fraturapor fadiga é facilmente identificável.
A área de ruptura C tem um aspecto distinto da restante, que seforma gradualmente.