Ensaios de fadiga
UNIVERSIDADE FEEVALE
DISCIPLINA DE CIÊNCIA DOS MATERIAIS ENSAIOS DE FADIGA Gustavo von Hohendorff, Julio Wittmann, Michele Letícia da Silva
1 INTRODUÇÃO Na indústria de manufatura de materias de engenharia, é importante que os materiais sejam submetidos a ensaios para verificação de sua performance em sua utilização. Essa avaliação pode ser feita através de ensaios mecânicos que simulem o uso. O ensaio de fadiga é um ensaio que pode ser utilizado como medidor da eficiência do produto, tendo como finalidade submeter o produto a uma tensão dinâmica e cíclica de modo a conhecer possíveis defeitos e assim possibilitando a correção dos problemas antes que os produtos cheguem ao mercado. Também servem para comprovar o correto dimensionamento de produto em relação à durabilidade esperada para eles.
2 DESENVOLVIMENTO O ensaio de fadiga é basicamente uma simulação contínua do uso de algum material, com um determinado número de ciclos, possibilitando avaliar como o material irá se portar na utilização.
2.1 FADIGA E TRAÇÃO NOS MATERIAIS
Quando se fala em ensaios de fadiga é importante conhecer a relação entre fadiga e tração de materiais, para ser possível chegar a conclusões concretas. O limite de resistência determinado pelo ensaio de tração é a carga máxima atingida durante o teste, para ocorrer a ruptura do material. Através deste ensaio é possível observar o limite de força que o material suporta e também se pode avaliar onde irá ocorrer a ruptura. Com o ensaio de tração fica estabelecido que o material não se romperá até aquele limite de tensão ocorrido por esforços estáticos.Porém, quando são aplicados esforços dinâmicos ou repetidos, o material pode se romper com uma carga bem inferior a carga máxima estabelecida pelo ensaio de tração, é o que chamamos de ruptura por fadiga do material. É interessante avaliar o material antes e após a fadiga, pois este ensaio causa desgaste no material e realizando um ensaio de tração antes e após o ensaio de fadiga