Ensaio Acadêmico sobre a Educação Brasileira
PEDAGÓGICAS NO BRASIL
INTRODUÇÃO
O presente ensaio acadêmico pretende, com base no Capítulo 07 do material impresso pelo CEAD/IFES, referente à disciplina História da Educação, fazer um sucinto apanhado discursivo sobre as principais tendências pedagógicas que, ainda hoje, estruturam as práticas educativas no Brasil.
Serão destacados, com prisma nas principais teorias que tratam deste assunto, os pontos mais relevantes da antiga e contemporânea conjectura educativa brasileira, levando em consideração os fundamentos básicos do trabalho pedagógico e da gestão da sala de aula.
Objetiva-se demonstrar, sobretudo, ao profissional da área da educação, a importância de conhecer com precisão as variáveis estratégicas que envolvem o processo de ensino-aprendizagem.
DESENVOLVIMENTO
No texto, quando se fala em “ações pedagógicas”, se está referindo a toda à prática tendente a intervir no ambiente educacional, de forma a estrutura-lo, modifica-lo e/ou organiza-lo, podendo ser simbolizado pelos seguintes movimentos: ação-reflexão-ação.
Nesta acepção, vê-se que este termo está intimamente ligado as ideias de escola, de educação, de ensino e de professor. Interessante citar que cada um destes elementos pode se apresentar de maneira diferente, de acordo com a realidade de cada região, porquanto não se trata de um movimento neutro e isolado, mas dinâmico e influenciado pelas circunstâncias histórico-culturais. Neste ínterim, as referidas ações são estruturadas de acordo com a metodologia educativa conhecida, experimentada e desenvolvida por cada profissional da educação, por meio das práticas pedagógicas que lhes são contemporâneas. A esta metodologia, que evidentemente busca projetar a educação e organizar o funcionamento da escola, denomina-se tendências pedagógicas. Segundo SAVIANE (1985), as tendências pedagógicas se dividem em:
1. Teorias não críticas: entendiam que a educação era um instrumento de