Trabalho do IFES de História da Educação
Curso de Licenciatura em Letras – Português (à distância)
Victor Lucas Vieira
Jéssica Ferreira
Ensaio acadêmico I
Victor Lucas Vieira
Jéssica Ferreira
Ensaio acadêmico I
Ensaio acadêmico apresentado no curso de graduação do Instituto Federal do Espírito Santo, Curso de Licenciatura em Letras – Português (à distância) para fins de avaliação.
Introdução
A educação é entendida por todos hoje como a principal via de acesso a uma sociedade mais justa e igualitária, entendemos que analisar as perspectivas da educação na atualidade é também iniciar uma busca sobre as suas raízes, uma vez que a compreensão sobre as questões de hoje não se limita ao nosso presente, pois o que vivemos hoje são frutos de escolhas passadas.
A História da Educação Brasileira não é uma História difícil de ser estudada e compreendida, pois evolui em fatos marcantes e fáceis de serem observados.
O primeiro grande fato ocorreu com a chegada dos portugueses ao território do Brasil trazendo um padrão de educação próprio da Europa, o que não quer dizer que as populações que por aqui viviam já não possuíam características próprias de se fazer educação. E convém ressaltar que a educação que se praticava entre as populações indígenas não tinha as marcas repressivas do modelo educacional europeu.
Desenvolvimento
No inicio da colonização o Brasil se encontrava dominado por Portugal, e este processo colonizatório contou com a contribuição das ordens religiosas: fransciscanos, beneditinos, carmelitas, e outras. Um fato marcante foi a chegada da então denominada Companhia de Jesus, formada por jesuítas para com fim pedagógicos e missionários.
Os primeiros jesuítas chegaram ao território brasileiro em março de 1549, comandados pelo Padre Manoel de Nóbrega, quinze dias após a chegada edificaram a primeira escola elementar brasileira, em Salvador, tendo como mestre o Irmão