SOCIOCULTURAIS
1. Identifique, na história, a gênese da cidadania e explique os passos da conquista da cidadania até os Estados nacionais contemporâneos.
2. Na concepção de política na tradição greco-romana, o Estado não se configurava como centro das decisões. Na modernidade, essa concepção é modificada. O direito à representação política constitui, até os dias atuais, a fonte de legitimidade do poder. Identifique, nos fundamentos do contrato social de Hobbes e Locke, as diferenças em relação a como os dois filósofos argumentam em favor da liberdade.
Identifique um valor destacado no Preâmbulo da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, de 1948, e defenda a defesa desse valor para vivermos em um mundo melhor.
A semelhança existente na concepção de sociedade entre Nobert Elias, Anthony Giddnes e Pierre Bourdieu é que ambos abordam e entendem a sociedade cfomo um processo social onde um coletivo de regras e recursos ajudam a constituir e regular as atividades e essas regras precisam ser sempre e simultaneamente restrita e facilidadora. Não a individuo independente da estrutura social assim como não há estrutura dada prévia a ação dos indivíduos. Para entender o processo social, temos que comnpreender a ação individual e a relação de tal ação com a estrutura sociais. Esses fatos: Estrutura e processo sociais contribuem para a formação de uma sociedade. Já a diferença de concepção nde sociedade entre eles é : NORBERT ELIAS: defende que o processo central é o estudo do comportamento humano da sua evolução e desenvolvimento. Analisando o conceito fundamentais da formação, interdeoendência, equilibrio das tensões, revolução ou das formações. Já PIERRE BOUDDIEU: Afirma que é atrvés do hábito em que experiências são adquiridas por práticas, em condições sociais que são definidas pela existêncidade de escola, família, etc. Já ANTHONY GIDDNES: Defende a teoria da estruturação, um coletivo de regras e recursos, que a sociedade e o